UltraMan

Ficha-Técnica
Título: Ultraman (Urutoraman/1966-67/Cor/Jap)
Gênero: Série/tokusatsu
Criação:
Eiji Tsuburaya
Direção: Hajime Tsuburaya, Toshihiro Iijima e outros
Trilha Sonora: Kunio Miyauchi
Elenco: Susumu Kurobe (Shin Hayata), Akiji Kobayashi (Cap. Muramatsu), Sandayu Dokumamushi (Arashi), Masanari Nihei (Ito), Hiroko Sakurai (Akiko Fuji), Kagehide Tsuzawa (Hoshino), Akihiko Hirata (Dr. Serizawa) e Toshi Furuya (Ultraman)
Produtora: Tsuburaya Productions
Formato: 39 episódios de 25 minutos em uma temporada
Dublagem: Cine Castro (1ª versão) e BKS (2ª versão)

Introdução
Um dos pilares do gênero tokusatsu [efeitos especiais japoneses], Ultraman foi a segunda série live-action colorida do Japão, logo atrás de Vingadores do Espaço, lançado dias antes. Com produção pobre para os padrões americanos, mas eficiente para os japoneses da época, a série conseguiu emplacar, graças ao seu humor, fantasia e aventura.
Os produtores misturaram aspectos da tradição guerreira japonesa para o combate corpo a corpo, com a frieza inexpressiva de um robô metálico, com o milenar conceito de uma entidade extraterrestre que faz as vezes de um messias para salvar a raça humana.
Um dos maiores fenômenos da indústria de entretenimento japonesa, a série tem como fórmula a aparição de monstros ameaçadores combatidos por um grupo de cientistas e o mocinho que se transforma em super-herói. Isso caiu no gosto do público japonês e, mais tarde, do mundo todo. As aventuras do herói já foram exibidas em 100 países, inclusive no Brasil.
Esqueça os fios de nylon e zíperes que aparecem a todo momento. Está chegando o Ultraman!

O Início
A idéia da série Ultraman surgiu no início dos anos 60 quando a Fuji TV encomendou a produção a Eiji Tsubaraya [veja texto abaixo], um especialista em efeitos especiais, responsável pelo monstro Godzila no filme de 1954. O projeto recebeu o nome de "Woo" e mostraria uma criatura vindo de um planeta chamado Andrômeda que chega à Terra para enfrentar monstros que ameaçam a vida humana. Mas, mesmo após Tsuburaya dar início à produção dos efeitos especiais, a Fuji TV cancelou o projeto.
Mas o produtor reformulou a série, deu um novo título e procurou a emissora concorrente TBS, onde Ultraman estrearia em 1966 para conquistar milhares de fãs.
A série foi produzida em cores, trabalhando com a possibilidade de exportá-la aos americanos.
A data da estréia de Ultraman estava prevista para 10 de julho de 1966, mas a finalização do primeiro capítulo acabou atrasando e a emissora decidiu exibir um programa especial sobre a criação de Ultraman, que incluía uma peça de teatro apresentada com roteiro improvisado e sem ensaio. Mesmo assim, os japoneses puderam, finalmente, conhecer o super-herói intergaláctico de 40 metros de altura e 35 toneladas de peso em 17 de julho de 1966. As exibições aconteceram até 9 de abril de 1967, somando 39 capítulos de meia-hora. Os detalhes de cada episódio entusiasmaram a crianças e adultos, com audiência entre 30 e 42,8%.

A Série
Há muitos anos atrás, o Sol de um planeta chamado Ultra, da Nebula M78, explodiu e provocou a morte de seus habitantes. Mas, um grande cientista chamado Ultra-Elder, teve a oportunidade de salvar alguns desses habitantes. Elder também conseguiu construir um sol artificial que acabou concedendo super-poderes a esses sobreviventes.
Tempos após, uma raça alienígena atacou o planeta Ultra e levou o líder chamado Ultra-Father a reunir um grupo de guerreiros. Após vencerem esta batalha, os Ultras decidiram criar uma polícia intergaláctica para impedir que outros planetas fossem atacados.
Tenente Shin Hayata
Certo dia, o vigilante espacial Ultraman tentava capturar um monstro e acabou se aproximando do planeta Terra. Ultraman colidiu acidentalmente sua nave-asteróide com o jato do humano Shin Hayata, tenente da Patrulha Científica do Japão, um grupo avançado de pesquisa e defesa da Terra. 
Hayata morre e Ultraman, assumindo a culpa do acidente e com intenção de trabalhar pela paz na Terra, decide restituir a vida do Tenente Hayata, promovendo uma fusão molecular com o corpo do piloto. A essência e a energia vital do guardião passaram a residir no corpo de Hayata e são invocadas através de uma cápsula chamada Beta, que Ultraman fornece a Hayata.
O fato de um oficial da Polícia Científica ser hospedeiro de Ultraman deixa o herói sempre a par das grandes ameaças à humanidade. Sempre que a Patrulha Científica entra em apuros no combate aos monstros espaciais, Hayata esconde-se, retira a Cápsula Beta de seu bolso e a aponta para o alto. Uma luz aparece e transforma o humano imediatamente em Ultraman, momento mais esperado de cada episódio.
Assim como o Super-Homem, Ultraman também tem pontos fracos. Como os demais membros da família Ultra, o herói extrai energia da estrela mais próxima e a canaliza em golpes e raios. Para ele, a intensidade do nosso Sol não é suficiente para um longo desempenho e a energia esgota-se em aproximadamente três minutos. Para alertar que o nível está baixo, há em seu peito um dispositivo luminoso na cor azul, chamado Color Timer. Quando a reserva de energia está baixa, a luz se torna vermelha, pisca e emite uma espécie de beep. Ultraman volta a ser Hayata logo que seu tempo se esgota.
Mas mesmo com estas limitações, Ultraman sempre finaliza suas lutas com algum golpe ou raio fatais, saindo vitorioso e livrando a humanidade contra monstros e invasores do espaço, entre eles, Baltan, Red King, Gomora, Giango e outros. 
A Patrulha Científica, também erroneamente chamada de S.I.A. na segunda dublagem, é liderada pelo Capitão Muramatsu e tem como integrantes, além de Hayata, os oficiais Ito, Arashi e Fuji. Hoshino, irmão de Fuji, é um garoto que eventualmente acompanha os patrulheiros. Ito é, geralmente, o responsável por um tom descontraído e cômico que costuma aparecer nos episódios.
Monstro Bom; Monstro Mau
Durante a série, muitos monstros são destruídos, que para as crianças é um dos pontos mais altos de cada episódio. Em outras palavras, o bom ganha o mau.
Mas há também um tom melancólico que trabalha o lado psicológico de alguns desses monstros. Era como se eles não tivessem culpa por estarem ali. Estavam adormecidos ou enterrados e algo os retirava do "sossego".
Bemular
O exemplo mais famoso é o simpático e pequeno Pigmon, com apenas 1 metro de altura. Travesso e inteligente, Pigmon se envolveu em muitas trapalhadas e acabou aparecendo em vários capítulos, em filme e até no desenho animado do Ultraman.
Já a hilária história do monstro Seaboz conta que, durante um cochilo, ele cai de seu planeta direto na Terra. Ultraman passa todo um episódio tentando devolver o pobre monstro ao espaço. Apesar de bom, ele é enorme e acaba esbarrando em prédios e causando certo tumulto.
Ainda existe outra criatura chamada Oo. Sua missão é cuidar de uma garotinha órfã que vive nas montanhas e só ataca quem tenta fazer algum tipo de mal a menina.
Na verdade, os monstros têm uma representação metafórica. Os Jogos Olímpicos de Tóquio haviam terminado dois anos antes da estréia de Ultraman e o Japão estava imerso em um processo rápido de crescimento econômico. Iniciou-se o serviço de trem-bala e havia obras em diversos lugares. Construíram-se muitas casas, rodovias e arranha-céus. Em várias partes de Japão, sobretudo em Tóquio, as casas antigas foram demolidas. Assim, tudo aquilo que ficou defasado, fora de moda, inspirou, de certo modo, a aparição de personagens monstruosos como símbolos do passado.
O Episódio Final
Cena final onde Zoffy (em pé) explica
a Ultraman que ele deve deixar a Terra
 Ultraman se tornou um clássico e fenômeno de audiência na época. Foi a segunda série live-action [com atores reais] colorido da tevê japonesa. Mesmo com todos estes pontos a favor, o estúdio Tsuburaya cancelou o programa devido a grandes dificuldades enfrentadas para entregar os episódios no prazo certo para exibição na emissora TBS.
O derradeiro episódio da série foi ao ar no Japão no dia 09/04/1967. Nele, o terrível monstro chamado Zetton consegue danificar o indicador de energia de Ultraman em uma memorável batalha. Desta forma, sem poder controlá-la, sua reserva diminui e o herói caí, ainda vivo, mas sem poder se mover.
Enquanto Zetton é destruído por uma nova arma super-potente manipulada por Arashi, eis que surge Ultraman Zoffy, superior na Irmandade Ultra, que se envolve, juntamente com Ultraman, em um objeto esférico e alaranjado, o mesmo usado quando Ultraman chegou a Terra. 
solicita que ele ainda possa permanecer na Terra, explicando que a vida de Hayata está ligada à sua. Zoffi permite, mas revela que antes é necessário voltar para M78 e recarregar as energias. E assim, Ultraman segue pelo espaço, separando-se de Hayata.
Ultraman não quer deixar a Terra, já que isso sacrificaria a vida de Hayata. Zoffy, após várias tentativas para convercer o herói a partir, e percebendo a importância de Hayata para Ultraman, revela que trouxe duas vidas consigo e que dará uma delas a Hayata. Com isso, Zoffy separa Hayata de Ultraman e os dois guerreiros seguem para o planeta de luz da Nebula M78.
Os membros da Patrulha Científica percebem que é hora de Ultraman partir e o capitão declara que a equipe continuará a manter a paz no planeta.
Eiji Tsuburaya era muito perfeccionista, o que aumentou os custos e o tempo de gravação. Ainda que o estúdio decidisse pôr fim à série, a emissora concorrente TBS assumiu-a e continuou a produzir. Mas toda a experiência adquirida com Ultraman proporcionou que o estúdio pudesse preparar, ainda em 1967, uma nova série e com mais recursos. Ela é Ultraseven e será assunto para uma nova matéria aqui no site RetrôTV.

Eiji Tsuburaya - O Criador
Ao falar de Ultraman, não se pode esquecer o nome de Eiji Tsuburaya (1901-1970), um mito na produção de efeitos especiais e fundador da Tsuburaya Production. Desde a infância, Tsuburaya era fascinado por aviões e queria um dia ser piloto. Produzia muitas miniaturas de aviões e automóveis e, posteriormente, ingressou em uma escola de aviação. Mas seu único professor morreu em um acidente e a escola se fechou. Com isso, entrou em uma produtora de cinema, onde aprendeu as técnicas de filmagem. Tsuburaya se formou vendo muitos filmes, tanto japoneses como estrangeiros. Um dos que mais lhe marcou foi "King Kong" (1933).
Durante a Segunda Guerra Mundial, Tsuburaya dedicou-se a produzir filmes de guerra e rodou cenas com bombardeiros em miniatura. Em 1941, gravou imagens do ataque a Pearl Harbor pelo Exército japonês com maquetes. Na produtora Toho, em 1954, produziu o famoso filme "Godzilla"  e, em 1963, fundou a produtora Tsuburaya Production Co. Ltd., que produzia imagens com maquetes que atraíram aos espectadores por sua boa composição e montagem. Uma das mais célebres foi a imagem do Congresso japonês envolvido por rios de lava, substâncias petroquímicas, e a explosão de vários edifícios. Cenas cheias de realismo, porém realizadas unicamente com maquetes.
Em 1966, a companhia lançou seu primeiro programa de tevê. Foi uma série batizada de Ultra Q, com muitos monstros, seguindo o gênero da ficção científica, no melhor estilo Além da Imaginação. Teve um total de 28 episódios.
O sucesso de Ultra Q motivou Tsuburaya a criar uma nova série sobre monstros. A idéia foi de criar um personagem que destruísse os vários monstros criados em Ultra Q.
Hajime Tsuburaya, filho do criador de Ultraman, foi o principal diretor da série original, sendo responsável, entre outros, pelo primeiro e último episódios. 
Atualmente, a Tsuburaya é uma das produtoras mais respeitadas do país. Kazuo Tsuburaya, é neto de Eiji e o atual presidente da empresa. Aliás, a família Tsuburaya uniu-se após a morte de Eiji em 1970 e promoveu a produção de mais de onze séries da franquia "ultra", como o já citado Ultraseven, O Regresso de Ultraman, Ultraman Ace, Ultraman Taro e Ultraman Leo.

Curiosidades
Ao longo da série, três trajes diferentes foram usados nas gravações, sendo que o primeiro tinha uma máscara que literalmente se derretia com o calor dos refletores.
A série ficou marcada pela nítida visualização de fios e cabos que sustentavam as maquetes; pelo acabamento primário; e por fantasias de monstros com zíperes à mostra.
Mas houve também alguns efeitos visuais inovadores, onde raios eram emitidos de armas, olhos ou mãos. 
Ultraman "Hayata" fez pequenas participações em alguns seriados Ultra dos anos 70.
No último capítulo, quando Ultraman deixa a Terra para voltar a sua estrela, muitos meninos se despediram do herói olhando para o céu pelas suas janelas.
O ator Susumu Kurobe (Hayata) chegou também a aparecer rapidamente nas séries O Regresso de Ultraman (1971) e Ultraman Tarô (1973). Após, Kurobe voltaria apenas em pontas de vários filmes da Família Ultra, não mais como Hayata. A exemplo da maioria dos atores de séries japonesas, Kurobe não fez grande carreira na mídia. Mesmo assim, trabalhou em novelas e filmes diversos e até interpretou vilões nas séries Black Kamen Rider (1987) e Winspector (1990), séries exibidas pela extinta TV Manchete.
Susumu Kurobe trás atenuados traços orientais, o que ajuda muito um astro de série de tevê japonesa. Os programas geralmente mostram rostos mais ocidentalizados possível, um vício racial dentro da indústria do entretenimento daquele país.
Em 1971, a Tsuburaya estreou a série Ultraman Jack (ou O Regresso de Ultraman), que por sinal, fez muito sucesso no Brasil. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esta série não se trata do retorno do ultraman original, mas sim, o retorno da marca "Ultraman". A trama era muito parecida com a da série original: monstros ameaçadores eram combatidos por um grupo de cientistas, na qual, um deles, secretamente, se transforma em super-herói. Houve participação de Hayata em carne e osso no episódio nº 38 e no último da série (51), porém em flashback.
Nos anos 80, O Regresso de Ultraman foi exibido pelo SBT, alternando horário com o Ultraman original, de 1966/67. Isso fez com que muitas pessoas achassem que se tratava do mesmo herói.
Em 1979, um especial de tevê reuniu cenas de alguns episódios de Ultraman para formar um longa-metragem. De cenas inéditas, há uma reunião de todos os Ultra que existiam e uma nova seqüência de luta entre o herói e seu rival Baltan. O especial serviu, ao menos, para manter a franquia em evidência.
Em 1991, Ultraman foi tema de uma mini-novela em duas partes, intitulada "Os Homens que Fizeram Ultraman". Na produção, participações especiais de todo o elenco original da série. O mesmo elenco voltaria a aparecer em pequenas pontas no filme para cinema "Ultraman Zearth" (1996).
Em 1992, Ultraman protagonizou um encontro com o herói concorrente Kamen Rider (da Toei Company), em um curta-metragem filmado como parte de um documentário chamado "Ultraman vs Kamen Rider".
Em 1996, quando a aventura cômica "Ultraman Zearth" chegou aos cinemas, a Tsuburaya preparou também um curta-metragem com primeiro Ultraman, intitulado "Yomigaere! Ultraman" (Levante-se, Ultraman!). Era uma colagem de cenas da série clássica, editada com efeitos visuais melhorados e rápidas cenas inéditas. Com um novo roteiro em mãos, os atores originais dublaram novas falas para suas personagens, criando uma nova aventura do primeiro Ultraman, 30 anos depois da exibição original.
Em 1997, em um dos últimos episódios da série Ultraman Tiga, o primeiro Ultraman reaparece para ajudar aquele que foi o mais bem-sucedido Ultra dos anos 90.
Takami Yoshimoto, atriz filha do ator Susumu Kurobe, o Hayata, obteve um papel de destaque em Ultraman Tiga.
O capitão Muramatsu foi vivido por Akiji Kobayashi, um ator que se consagrou no papel de um cientista nas séries originais da linhagem dos Kamen Rider. Tendo também atuado em filmes de Godzilla e Gamera nos anos 90, Akiji Kobayashi faleceu em 1996, ano do trigésimo aniversário da série original de Ultraman, que o projetou perante os fãs da Ficção Cientifica japonesa.
 

No Brasil
O cultuado Ultraman fez grande sucesso no Brasil. Estreou pela TV Bandeirantes em 1968 e reprisado pela extinta TV Tupi - canal 4 de São Paulo nos anos 70. No início dos anos 80 foi ao ar pela TVS (atual SBT). 
Durante a segunda metade dos anos 90, alguns episódios foram lançados em VHS, pela Sato Company. Porém, uma redublagem foi inevitável, o que descaracterizou parcialmente os episódios. 
A extinta Rede Manchete também reprisou alguns episódios de Ultraman. Os canais CNT e Cine House (já extinto) foram os últimos a reprisar a série.