The Baron

Ficha Técnica
O Barão (The Baron)
Produção: 1966/67
Número de Episódios: 30
Elenco: Steve Forrest, Sue Lloyd
Produção: Monty Berman e Robert S. Baker
Distribuição: ITC Production - Inglaterra
Tema Musical: Edwin Astley
A Série
O Barão é mais um dentre vários programas que surgiram nos anos 60, aproveitando o sucesso do gênero espionagem. O início do modismo ocorreu a partir de 1962, com o sucesso do James Bond de Sean Connery em O Satânico Dr. No (Dr. No).
O herói chama-se John Mannering. Na verdade, um personagem criado a partir de livros escritos por JohnSteve Forrest Creasy, a partir de 1937. No original, Mannnering era um inglês ex-ladrão de jóias que resolve usar seus conhecimentos para combater o crime. No seriado da TV, ele é um barão de gado nos Estados Unidos, que resolve mudar de vida, transferindo-se para a Inglaterra, abrindo lojas de antiguidades em Paris, Washington e Londres.
E é buscando artigos antigos que Mannering envolve-se em tramas de intriga, onde o que não falta é aventura rodeada de crimes e vilões de toda espécie.
O lado conceptivo do programa criou para o personagem uma companheira feminina, chamada Cordélia (na verdade uma espiã inglesa que trabalha para a Inteligência Diplomática).
O tema musical da série foi composto por Edwin Astley e chegou a ser lançado no exterior por ocasião do lançamento do programa. Nada consta a respeito de seu lançamento no Brasil.
O Elenco
Sue LloydO Barão é vivido pelo ator Steve Forrest, um texano nascido em 29 de setembro de 1924. Forrest é irmão do ator Dana Andrews e quando foi selecionado para o papel - ainda em 1965 - já contava 41 anos de vida. Em 1975, Forrest foi o escolhido para viver o personagem comandante da equipe do seriado SWAT.
Cordélia é na verdade a atriz Sue Lloyd, que atuou com Michael Caine na fita cinematográfica The Ipcress File, de 1965. É nesse filme que Caine encarnou pela primeira vez o agente Harry Palmer, um anti-James Bond, já que não tinha pinta de galã e usava óculos.
1ª Temporada - 1966/67
Apesar de todo o capricho que cercou a produção - que já iniciou em cores - O Barão durou apenas uma temporada, composta de 30 episódios. Consta que nos anos 70, dois longas foram "gerados" com base nesses episódios. Não se sabe ao certo se foram ou não exibidos no cinema. Mas o fato é que um deles - The Man in a Looking Glass, de 1966 - foi exibido na Rede Globo nos anos 70 com o título Homem no Espelho.
A Série no Brasil
Pouca gente se recorda, mas O Barão foi exibido entre nós, no ano de 1968, pela TV Bandeirantes. Ficou cerca de um ano no ar e jamais voltou a ser apresentado. Como no Brasil não existiam transmissões em cores, as películas fornecidas foram em preto e branco.