segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Clube do Guri (1955 a 1976)
Estreou em 1955 na TV Tupi oriundo do rádio. Inicialmente chamava-se Gurilândia. Ficou no ar durante 21 anos. Misturava crianças-prodígios e mães corujas vigilantes. A meninada cantava com Ângela Maria e Dalva de Oliveira, declamava versos de Castro Alves e tocava instrumentos.
A abertura de Gurilândia era um hino que todos sabiam de cor: "Unidos pelo mesmo ideal/ Daremos ao Brasil um canto triunfal/ De fé, amor e esperança/ Elevando a alma de criança."
A cantora Sônia Delfino, aos nove anos, foi o cartão de visita do programa. Dava autógrafos para outras crianças, fazia anúncios de produtos. Nessa mesma época outra criança foi contratada no Clube do Guri do Rio Grande do Sul: Elis Regina. 
Outras artistas e cantoras famosas se apresentaram na Gurilândia, como Wanderléia, Rosemary, Neide Aparecida, Leni Andrade e Elisângela.
Teatrinho Trol (1956 a 1966)
Dez anos de sucesso. O Teatrinho Trol tinha bruxas e princesas, castelos e florestas encantadas, gelo seco e neve de sabão, óperas e boas histórias do teatro e da literatura mundial.
No início o Teatrinho Trol era feito ao vivo, com quatro ou cinco cenários diferentes, trocados na maior correria nos intervalos. Depois passou a ser feito em vídeoteipe.
Moacyr Deriquem era ator e produtor do programa. Norma Blum era atriz, que costumava fazer o papel de princesa ao lado de Roberto Cleto, o príncipe. Participaram também como princesas: Carmem Silva Murgel, Íris Bruzzi e Neide Aparecida. A bruxa era Zilka Salaberry, adorada pela garotada.
Capitão Aza (1966 a 1979)
 
Com seu impecável uniforme da aeronáutica, capacete de piloto com duas asinhas desenhadas, óculos de lentes negras, e diversas medalhas, fez sucesso na TV Tupi.
Wilson Vianna bradava o refrão de abertura de seu programa "... Alô, alô Sumaré! Alô, alô Embratel! Alô,alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil! Aqui fala o Capitão Aza, comandante-em-chefe das forças armadas infantis desse Brasil!".
Programa diário, de segunda a sexta, ficou no ar durante 14 anos, apresentando desenhos animados e séries hoje consideradas clássicos como A Feiticeira", Jeannie é um Gênio, Speed Racer e Corrida Maluca.
Capitão AZA, com Z, era para homenagear um herói da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial, que era conhecido entre os aviadores como AZA.
Clique!
Nota: O apresentador ao mencionar "Sumaré", referia-se à estação da TV Tupi, instalada no morro do Sumaré no Rio. Coincidentemente, em São Paulo, o bairro onde ficavam as instalações da TV, também era Sumaré.
Nota de falecimento: Wilson Viana faleceu no ano de 2003, no Rio de Janeiro.
Morre Capitão Aza, o herói das tardes setentistas
(06/05/03)
Morreu em Mato Grosso do Sul o ator Wilson Vianna, de 75 anos, que viveu por mais de uma década o Capitão Aza, seriado de sucesso na TV Tupi durante os anos 70. O ator teve um enfarte na madrugada do dia 03/05/03. Ele passava uma temporada com a mulher, o filho e a nora naquele Estado.
Wilson Viana atuou em 63 filmes e era delegado de polícia aposentado. O programa Capitão Aza começou a ser exibido em 1966 e durou 14 anos. Foi um dos precursores dos programas infantis no Brasil. O personagem usava uma roupa inspirada no uniforme da Aeronáutica e se auto-proclamava o "comandante-em-chefe das forças infantis desse Brasil". O nome Capitão Aza foi adotado por Vianna para homenagear um piloto da Força Aérea Brasileira chamado Capitão Azambuja, daí a origem do nome Aza com "z".

Nenhum comentário:

Postar um comentário